quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Piauí lidera ranking de exportação de mel no Nordeste

   O Piauí esse ano terá uma das maiores produção de mel. Segundo o diretor comercial da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), Wellington Dantas, todo o Brasil fará uma das maiores colheitas. Com a boa produção, o Estado tende a exportar ainda mais. “A boa produção e a entrada de novos produtores no grupo de exportadores têm contribuído para uma maior exportação do mel no Piauí”, diz Dantas.

A qualidade do mel piauiense ainda é o diferencial na concorrência.
   Durante todo o ano de 2010, o Brasil chegou a exportar 18 mil toneladas de mel e até agosto desse ano já foram exportadas 16 mil toneladas. Esse ano, o Piauí já exportou 2.600 toneladas, o que representa uma arrecadação de mais de oito milhões de dólares. Cerca de 90% da produção do mel do Estado é destinada para a comercialização externa.
   A qualidade do mel piauiense ainda é o diferencial na concorrência dentro e fora do país, atualmente o Estado lidera o ranking de exportadores de mel no Nordeste. “Apesar de termos uma crise no setor, devido à grande produção atingida pelos principais produtores, o mel do Piauí possui melhor qualidade”, explica o diretor.
   Esse ano, a Casa Apis comemora a entrada no mercado europeu, um dos mais exigentes em relação à qualidade e a procedências de produtos. “Estaremos embarcando ainda nesse mês um contêiner para a Europa. A Casa Apis esse ano conseguiu atender as exigências do mercado europeu”, comemora o diretor.

meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário